Economia Circular para Postura Sustentavel

Em agosto de 2018 fui convidada pelo portal Postura Sustentável para escrever sobre economia circular

O Resultado foi esse:

Você sabe o que é economia circular?

Por Rosângela Araújo, Radialista e Professora das disciplinas de Gestão do Design e Design e Sustentabilidade nos cursos de Design da UP. Mestre em Gestão Ambiental (UP-BR), Especialista em Design (KISD-DE), consultora do Centro Brasil Design (CBD),  criadora do Mês do Design Curitiba, e co fundadora do festival Musicletada. 
A economia circular trata do aproveitamento máximo da matéria-prima que está disponível. Ou seja, partindo deste conceito, nada seria rejeito justamente porque absolutamente tudo poderia ser a matéria-prima de um novo processo.
Para colocar a economia circular em prática, o ser humano avançou bastante na industrialização de alguns processos. Temos várias necessidades de recursos energéticos, que algumas matérias orgânicas, por exemplo, se corretamente utilizadas, poderiam fornecer energia com princípios bem simples como da compostagem.
Já o esgoto da cidade poderia gerar calor e eletricidade. Essa hipótese dos sonhos daqui é uma das novas teorias da sustentabilidade na Alemanha. Por lá, as cidades inclusive tem implementado uma espécie de ciclo virtuoso entre governo, universidades e sociedade.
Porém, aqui no Brasil, a coisa ainda caminha a passos tímidos. Em Curitiba, por exemplo, existem algumas cooperativas como a Corbélia, localizada no CIC, que trabalha com a coleta, a separação e a triagem de resíduos sólidos. Mas se observarmos que todos esses materiais que estão sendo separados são potencialmente fonte de renda e matéria-prima para novos processos, nós nos damos conta que estamos desperdiçando aproximadamente 90% do potencial econômico desse negócio que seria o da logística reversa e o da reciclagem.
O Brasil ainda tem muito que aprender com a economia circular, isso sem falar na economia criativa que surge do potencial intelectual de criação, que todo brasileiro sabe que tem, mas infelizmente ainda não consegue reconhecer. O audiovisual, a música, a literatura, e mesmo o design podem ser ferramentas bem estabelecidas em diversas sociedades por facilitarem o desenvolvimento social, econômico, e ouso dizer até mesmo ambiental.

Comentários

Mensagens populares