Seleção e Coleção de dados sobre Sustentabilidade

Foi dada a largada para a coleção de dados para o documento a ser apresentado na Kisd como conclusão do curso de mestrado "Integrated Design"

Visanto o semi-arido brasileiro, foi possível catalogar uma série de atividades realizadas por organizações sociais, que visam a melhoria da qualidade de vida de suas comunidades e povoados. Vale lembrar que esta região do Brasil ficou esquecida por muito tempo e agora é possível visualizar um avanço no comportamento dos cidadãos, evitando que esses locais cometam os mesmos "equívocos" de consumo das grandes cidades.

O primeiro grupo foco de pesquisa foram as sócias da Associação das produtoras Rurais Santa Rita de cássia, do Povoado de Ponta Baixa, Itiúba-BA. Um grupo que merece destaque por seu engajamento e organização além das conquistas alcançadas para a comunidade que vivia abaixo da linha de pobreza. (Mais da metade dos eleitores são analfabetos e sua renda mínima é menor que um salário mínimo por mês)

Foi desenvolvido um questionário para capturar algumas informações como participação ativa e comprometimento com a comunidade e a Associação, valores relacionados a consumo (estas questões foram baseadas na pesquisa desenvolvida no Brasil, especificamente em Curitiba, pela Prof. Dr. Martina Schäfer do Zentrum Technik und Gesellschaft der TU Berlin) buscando reconhecer perfis de consumidores sustentáveis e questões relacionadas ao cuidado com o meio ambiente.

O resultado desta pesquisa estará disponível em breve, assim como todo o aglomerado de ricas informações que foram unidas para justificar esta pesquisa.

Comentários

Mensagens populares