Regulamentação dos Orgânicos na EU

De acordo com documento oficial de fevereiro de 2009, em Bruxelas, graças a Federaçao Internacional de Movimentos da Agricultura e Produção Orgânica (IFOAM), novas regras foram criadas para padronizar.

Com uma história que começou no final dos anos 80, exatamente em 87 quando a prática de produção orgânica nos países participantes da união européia, abriram espaço para preços competitivos e benefícios em forma do reconhecimento da sustentabilidade.

Novas regulamentações vem sendo escritas desde então, na tentativa de acertar o passo, aspectos legais e impactos em áreas específicas do setor deveriam ser levadas em conta. E foi em janeiro de 2009 que o documento oficial foi finalizado pelo IFOAM - do EU Group.

No documento constam pequenas mudanças na produção vegetal e animal, aspectos de processamento, importações e comercializações, novas áreas de regulação, controle e certificações.

Entre o início do movimento Civil no final dos anos 80, até a formação da comissão oficial do assunto, foi estabelecido em 2004 o fundamental papel da comissão ao parlamento europeu, ditando então a ordem e importância do orgão.

Com reconhecimento político e civil, a união de políticas referentes aos orgânicos ganhou força suficiente para ordenar uma política internacional que determina por exemplo o uso obrigatório de anestesia ou similar em atividades de descorna de bezerros, a proibição de engorda de ovelhas e porcos indoor durante o verão, a categorização de produtos com mais de 95% de ingredientes de agricultura orgânica, a abertura para uma futura política de selos de categoria para restaurantes e afins que deve entrar em vigor no final de 2011 e a possível regulamentação para a indústria textil e cosmética durante esse novo processo.

Comentários

Mensagens populares