Cidades Inovadoras 2011


Curitiba mais uma vez é sede/palco de um evento interessante o bastante para chamar a atenção da autora que vos escreve.



Entre mentes brilhantes, twitteiros, wanna be(s), políticos, estudantes, jornalistas, picaretas, cientistas e interessados acontece a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras. O objetivo é estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis por meio de um conjunto de ações e soluções.

No primeiro dia, compartilhando informações com a 91 Rock (Curitiba - FM 91,3Mhz) 3 destaques para:

#1 Palestra Magna de abertura com Jaime Lerner - Um panorama Inovador e Sustentável para Cidades Brasileiras. Arquiteto, urbanista, dono de boas idéias, admirador de poetas, artistas e filósofos, o ex prefeito e governador mostrou seus "cases de sucesso" no Brasil e fora. Defendeu ainda idéias de mobilidade intermodal, sustentabilidade e inovação diretamente relacionadas a prática da atualização intermodal e da sócio diversidade. Afirmou que a diversidade nas cidades é fundamental para alimentar a inovação e aproveitou ao final para lembrar que em 1997 realizou os Jogos da Natureza sem criar gastos absurdos em obras e marketing. Confira aqui parte do áudio desta apresentação: http://soundcloud.com/ninaaraujo/jaime-lerner-um-panorama

#2 A fala breve do físico, curador do evento e autodenominado "Netweaver" Augusto de Franco, inspirou os presentes quando afirmou que: "Tudo que é sustentável tem o padrão de rede e as formas de poder e governança não são/estão compatíveis com a formação de rede e compartilhamento, estando organizados hierarquicamente". @augustodefranco certamente valhe seguir!
Aqui a apresentação "O Reflorescimento das Cidades": http://soundcloud.com/ninaaraujo/augusto-de-franco-o

#3 Indiano, doutorando em Relações Internacionais pela London School of Economics e autor de best seller Parag Khanna, no auge dos seus 30 e poucos anos é uma mente brilhante, já diretor da Global Governance Initiative e assessor da campanha de Barak Obama. Além dos títulos, muito interessante foi sua fala sobre um novo vocabulário, incluindo termos como: Citydiplomacy, sustainable return of investments e stakeholdership e que pontos fundamentais para o melhor crescimento das cidades está na governança colaborativa, onde todos, governo, empresas e cidadãos, trabalham em sintonia. "A vontade de fazer e a participação da população são importantes aliados para o desenvolvimento das cidades".
Aqui apenas em inglês, sua apresentação (English only): http://soundcloud.com/ninaaraujo/parag-khanna-o-reflorescimento

Espero continuar colaborando com aqueles que não podem estar de corpo presente, manifestando e compartilhando essas e outras informações referentes a este evento.
Mais informações em: http://www.agenciafiep.com.br/

Comentários

Claudio Vieira disse…
Ola Rosangela, gostaria da entrevista que voce gravou com o Parag. se puder me mende no email claudiovieiraa@gmail.com

Obrigado, Claudio.

Mensagens populares