Dia 2 - Cidades Inovadoras 2011

Na manhã do segundo dia do CICI 2011, conexões foram feitas.
A programação completa está em: http://www.cidadesinovadoras.org.br/

Acredito que até o final deste evento, simples dicionários não serão suficientes para abranger a nova gama de termos e expressões aqui apresentadas. Enquanto a modernosa "sustentabilidade" passa a tomar forma de rede, pois "tudo que é sustentável tem formato em rede", novas formas de conexão recebem nomes inventados. Economize na sintaxe pois novas palavras vão suprir necessidades. Palavras portadoras de sentido completo.

Ontem citei os 3 exemplos de Parag Khanna, hoje ao assistir mais 2 apresentações referentes a cidades inteligentes e digitais mais uma seleta de novas expressões:

Amazonizar; Instalação de torres de telefonia celular em remotas regiões da Amazônia, específicamente do Pará, como Suruacá traz o ponto de vista remoto para a rede móvel. Aproveito pra lembrar que ainda hoje o rádio ocupa a posição de maior mídia do Brasil.

Investimento alto para gerar energia limpa numa associação de moradores bem articulada. Conseguiram autorização ambiental, mão de obra local para transportar e montar a torre e ainda utilizar energia eolica e solar para abastecer a torre. Existe ainda o serviço de carregador comunitário para baterias de celulares. Depois disso as consequências são inovações, levantamento de dados em rede móvel, jovens produzindo filmes. e uma cadeia produtiva relacionada a acessibilidade e mobilidade. Ah sim e lá a internet custa R$9,90 por mês ou 33 centavos por dia.
Confira aqui este caso: http://hotfile.com/dl/118241215/fe45e45/CICI2011lf.mp3.html

Logo em seguida, meio a várias opções atractivas de palestras, ganhou o paraibano Silvio Lemos Meira hoje Cientista Chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Na gloriosa apresentação "Cidade Digital" a palavra estrambólica foi: PlanIT (originalmente planet de planeta virou plan it de planeje-planejamento, planejar) na arquitetura urbana. Mostrou que ao compartilhar, inclusive num governo aberto, deve-se coletar e conectar através de conectores suaves e dar suporte ao ciclo de vida das comunidades. Cidades inteligentes passarão a reconhecer um sistema social urbano, coletando resultados de experiências da borda caótica das cidades. Lembrou que a vida é transitória e que problemas podem levar séculos para serem resolvidos. Ouça aqui parte da apresentação:http://hotfile.com/dl/118244805/9fa195c/CICI2011sm.mp3.html

Antes de encerrar este post, gostaria de compartilhar algo que minha irmã no auge de sua sabedoria me disse ontem: "Vamos ficando cada vez mais inteligentes e perdendo cada vez mais o poder de síntese!"

Até amanhã!

Comentários

Mensagens populares