Roteiro Minutado de uma Sessão de Design Jam (30 minutos)

Introdução (5 minutos): Dê as boas-vindas aos participantes e agradeça por sua presença. Explique o objetivo da sessão de Design Jam e a importância da colaboração e criatividade. Estabeleça as regras básicas de comunicação e respeito mútuo durante a sessão. 

 Apresentação do Desafio (5 minutos): Apresente o desafio específico que será abordado na sessão. Explique os objetivos e restrições relacionados ao desafio. Certifique-se de que todos os participantes entendam claramente o desafio proposto. 

 Brainstorm (10 minutos): Inicie uma sessão de brainstorming para gerar o máximo de ideias possíveis em um curto período de tempo. Encoraje os participantes a compartilharem suas ideias livremente, sem julgamento. Estabeleça um ambiente de colaboração e incentive a construção em cima das ideias uns dos outros. Utilize ferramentas visuais, como post-its ou quadros brancos, para registrar as ideias de forma visível para todos. 

 Seleção de Ideias (5 minutos): Peça aos participantes para revisarem as ideias geradas e selecionarem aquelas que consideram mais promissoras ou interessantes. Explique que a seleção pode ser feita individualmente ou por meio de votação em grupo. Encoraje a diversidade de perspectivas ao selecionar as ideias mais relevantes. 

 Plano de Ação (5 minutos): Com base nas ideias selecionadas, inicie uma discussão sobre como transformá-las em ação. Identifique as etapas necessárias para implementar as ideias escolhidas. Atribua responsabilidades e estabeleça prazos para cada etapa do plano de ação. 

 Encerramento (5 minutos): Recapitule os principais pontos discutidos durante a sessão de Design Jam. Agradeça aos participantes por sua contribuição e participação ativa. Finalize destacando a importância da colaboração contínua e da implementação do plano de ação definido. 

Observações adicionais: É importante lembrar que o tempo é limitado em uma sessão de 30 minutos, portanto, mantenha o ritmo e esteja atento ao cronograma. Encoraje a participação de todos os membros do grupo, garantindo que vozes mais tímidas também sejam ouvidas. 

A sessão de Design Jam pode ser adaptada conforme necessário, ajustando a duração de cada etapa para atender às necessidades e ao tempo disponível.

Comentários

Mensagens populares